Três dicas para caprichar no pós-venda!

Laughing young guy enjoying a conversation over the cellphoneTemos falado aqui no blog sobre a importância de um bom trabalho de pós-venda. Quando tratado de maneira séria, o cliente deixa de ser momentâneo e o relacionamento construído colabora para que o vendedor seja referência quando o consumidor precisar novamente de algo. São muitas as técnicas e dicas de pós-venda para fazê-la uma grande aliada aos resultados. Nesse post, trazemos três sugestões que, se seguidas, te ajudarão a transformar um cliente de momento a um cliente para toda a vida. Vamos lá!

Dicas de pós-venda 1: ligue 2 dias depois e peça um feedback do produto!

Uma das grandes irritações de um cliente, principalmente quando a compra efetuada é de alto valor, é sentir-se abandonado após a assinatura do contrato. Tirando o “parabéns” do momento, os vendedores costumam não demonstrar preocupação com o cliente e sua “pós-compra”. O produto está de acordo? Como foi a entrega? Está gostando? No mínimo, certa preocupação com o bem estar do comprador é demonstrada, o que te trará uma excelente imagem. Tá, e por que 2 dias? Após 48 horas, deu tempo do cliente “degustar” o produto.

Mas e se ele não estiver satisfeito? Bom, pode acontecer. Afinal de contas, até mesmo excelentes produtos às vezes sofrem com defeitos ou inconvenientes. Mais um motivo para ligar: será no mínimo surpreendente que o vendedor tenha ligado antes que ele precisasse telefonar para relatar o defeito. Procure entender e resolver da melhor maneira possível.

Dicas de pós-venda 2: Ligue avisando sobre promoções e novos produtos

Se você fez uma pesquisa adequada na etapa da venda, provavelmente tem informações que mostrarão a você qual o perfil do cliente. Ao entender seus gostos e estilos, é extremamente funcional ligar e avisar sobre produtos e promoções que condizam com ele.

Lembre-se: ele já comprou de você. Logo, já foi convencido uma vez. Nesse ponto, você evita grandes apresentações e vai direto ao ponto, ressaltando os benefícios da promoção ou produto. Mostre que você lembrou dele, faça-o se sentir especial.  Empresas que trabalham dessa maneira conseguem excelentes resultados, sem precisar gastar uma fortuna em propaganda. É muito mais barato trazer de volta alguém que já é cliente do que conquistar um novo.

Dicas de pós-venda 3: Peça indicações

Pedir indicações pode parecer piegas, mas funciona. Se você fez um excelente atendimento e o cliente está satisfeito com seu produto, não tenha medo de pedir a indicação de amigos e parentes.

As pessoas costumam ser mais receptivas quando você conhece alguém que elas também conhecem. Por isso pedir indicações é algo tão poderoso no mundo do pós-venda. Uma outra maneira de conseguir indicações é criando benefícios (descontos e brindes para cada indicação que se torne cliente, por exemplo).

Apesar do Pós-Venda ser um conceito muito simples (manter contato com o cliente mesmo após o processo de vendas), não é tão fácil mantê-lo funcionando. É preciso organização! Como saber quando ligar para um cliente específico se você atende um mar deles? Por isso softwares de CRM costumam contribuir para isso, gerando filtros e informações que te ajudarão na missão.

Curtiu nossas dicas de pós-venda? Fique atento para os próximos posts, onde voltaremos a temas como esse!