Profissional de Vendas: características e habilidades

O profissional de vendas é o contato direto da empresa com os seus clientes, mas quais características e habilidades um bom profissional de vendas deve ter? Esse será o assunto do post, que trará para você uma série de dicas e conselhos para os bons profissionais de vendas.

profissional de vendas

O primeiro passo

Antes de mais nada é preciso que você saiba exatamente como diferenciar o que o cliente quer, do que o cliente precisa, a partir dessa percepção será possível atuar oferecendo sempre produtos ou serviços que atendam as dores dele. Se for necessário conheça o que a concorrência pode oferecer ao seu cliente, destaque os diferenciais que a sua empresa tem em relação às demais.

Atue como um consultor, forneça informações relevantes para que ele possa tomar a decisão sozinho, sem pressão. Para tanto, não empurre o produto, mas destaque seus benefícios, vantagens e desvantagens, compare com produtos semelhantes e dê ao cliente a oportunidade de avaliar prós e contras antes da decisão.

Essa é a melhor forma de construir relacionamentos. Separamos algumas dicas para que você entenda como gerar valor para o cliente.

Como agir com o cliente durante a pré-venda?

Este é o momento para encantar o cliente. Ele pode não saber o que quer ainda, mas todo ser humano tem desejos que precisam ser supridos, e seus produtos ou serviços podem apresentar a solução para esses ensejos. Veja algumas dicas:

  • Esteja atento a qualidade do atendimento: Estudos apontam que sete a cada dez pessoas desistem da compra após experiências ruins no atendimento. De nada adianta investir em um produto de qualidade quando seus colaboradores (vendedores/atendentes) não conhecem nem acreditam nos serviços prestados. É preciso investir em treinamento e mantê-los sempre atualizados para novas versões dos produtos ou serviços;
  • Ofereça conhecimento para o consumidor: Bem como responder às suas dúvidas rapidamente. Informe-o sobre todas as vantagens de seus produtos ou serviços, apresente casos de sucesso que apontem como outros clientes se sentem em relação à eles e porque ele é melhor que os demais. Crie um ambiente que encante-os, faça com que sintam-se seguros para conduzi-los para o processo de vendas.

A venda

Muitas empresas pensam que essa é a hora mais importante, pois reverte em lucro. Contudo, consumidores que compram apenas uma vez e não voltam a fechar negócio não são exatamente a forma mais sustentável de manter os negócios. Para alcançar sucesso em suas finanças é preciso fidelizar os clientes. Esse processo não ocorre somente no pós-vendas, começa durante a venda na sua capacidade de satisfazê-lo.

Quando um consumidor procura uma empresa para sanar um problema, estará em busca de uma solução que poupe seu tempo, bem como vendedores que tenham empatia em relação a ele. De acordo com Ricardo Cestari Junior: “Satisfazer é quase sinônimo de atender.” É preciso que você entenda por satisfação a capacidade de resolver um objeto de forma rápida e eficaz. Isso significa que nesse momento precisa atender as expectativas do cliente, não é a hora mais adequada para publicidade ou novas possibilidades.

Segundo Ricardo Cestari Junior: “[…] quando o atendente sabe o que o público está esperando dele, é mais fácil conseguir atingir o propósito.” Pois quando o cliente está satisfeito com a transação, é mais provável que volte a procurar a empresa para novas negociações. Após vender seu produto ou serviço ambas as partes passam a ter direitos e responsabilidades. Portanto, é preciso que sua organização esteja pronta para cumprí-los. Afinal, problemas podem surgir nesse processo, e para saná-los é necessário gerenciar com cuidado o pós-vendas.

Como tratar seu cliente na hora da venda?

Apesar do desenvolvimento do e-commerce, muitos clientes ainda preferem fazer a compra pessoalmente. Fernanda Balieiro criou algumas dicas para te ajudar no atendimento no PDV. Confira:

  • O cliente não comprou nada mas parece ter gostado da loja: Agradeça a visita e, se tiver, ofereça seu cartão para ele, se comprometendo a ajudá-lo, se precisar;
  • Se o cliente comprou um monte de coisas: Que tal ajudar a levar tudo para o carro, em sinal de agradecimento?;
  • Talvez ele comprou pouco porque não tinha como pagar por mais: Seja discreto e cauteloso, agradeça pela compra e peça um contato para enviar dicas de promoções e descontos na loja;
  • O cliente comprou para outras pessoas (aniversário ou data comemorativa), mas não comprou para ele, mesmo gostando: Da mesma forma como no agradecimento acima, peça um contato para avisá-lo se o produto vai acabar ou se está com um preço melhor.

#Dica da isoCRM: Cadastrar os dados dos consumidores é muito importante para convertê-los em clientes.

Mas o que sua empresa faz com a base de dados?

Muitas organizações geralmente coletam dados cadastrais dos clientes durante a compra. Com o tempo, essa base de dados vai aumentando. Contudo, informações que poderiam ser valiosas se reaproveitadas para encontrar novos clientes são apenas acumuladas e desperdiçadas. Com isoAtendimento você pode! Facilite e melhore a qualidade dos atendimentos aos clientes de sua empresa.

Uma ótima opção para facilitar e interligar todos os processos da Jornada do cliente é utilizar um serviço de CRM. Com esse módulo do isoCRM você terá auxílio na gestão de relacionamento com o cliente através do atendimento. Nele, são registradas e geradas todas as informações e ocorrências dos chamados realizados pelos clientes. Por meio dessa base de dados as próximas interações ficarão bem mais rápidas, fáceis e eficientes.

Consequência a longo prazo

Com o decorrer do tempo a empresa conhecerá melhor o seu cliente, permitindo que os próximos atendimentos sejam mais personalizados, objetivos, focando as necessidades do cliente que foram observadas através da análise do histórico de interações.

O módulo contempla todos os contatos dos clientes realizados através de chat, e-mail, SAC, registrando todas as ocorrências. A partir dessas medidas é possível medir o grau de satisfação do cliente, a qualidade do atendimento, a frequência dos diferentes tipos de chamados e a rapidez no retorno para o cliente. Gostou? Para mais informações acesse o nosso website.