6 dicas para aumentar as vendas de fim de ano

A Black Friday passou e você não conseguiu vender tudo o que gostaria? Não se preocupe, saiba que as festas de final de ano e o décimo terceiro salário oferecem ótimas oportunidades para aquecer as vendas. Separamos problemas comuns no fim do ano nas empresas e seis dicas para te ajudar a solucioná-los:

vendas fim de ano

1 Evite problemas com estoque

Antes de se preparar para vender, cheque tudo o que ficou para trás da Black Friday. Muitas vezes não verificar os estoques gera prejuízos sérios. Você pode, por exemplo, se comprometer com uma venda e não ter os produtos disponíveis, ou acabar comprando duas vezes algo que já estava lá.

Dica: Um sistema de CRM pode ser muito efetivo neste sentido, pois, por meio dele você poderá interligar todos os sistemas, assim quando um produto for solicitado no atendimento, ele será diretamente atualizado no sistema. Oferecendo muito mais controle para a sua empresa.

2 Tenha consciência dos seus pontos fortes e fracos

Deixe claro seus diferenciais, saiba o que você tem de especial para vender e foque nisso. Também é importante que você esteja atento aos pontos fracos, muitas organizações ignoram esses pontos, que podem gerar diversos transtornos.

3 Não ignore a concorrência

Algumas empresas se esquecem desse ponto. Não estamos dizendo que você deve ficar obcecado com os resultados do seu concorrente. Mas conhecer os pontos fracos dos outros negócios no mesmo segmento pode te ajudar a criar oportunidades e fortalecer os seus diferenciais perante ao mercado. Por isso, é importante que você analise a concorrência. Faça uma pesquisa, investigue a fundo seus pontos fortes e fracos.

4 Esteja atento aos preços

Um ponto importante de analisar a concorrência é entender a lógica dos preços. Nessa época do ano é comum que eles sejam aumentados, e nem sempre oferecer preços mais baixos é a melhor saída. Por isso, procure responder a perguntas como: Quais são as promoções que meu concorrente está fazendo? Por que ele está anunciando tal produto ou serviço mais caro ou mais barato que os demais? Antes mesmo de definir os seus preços.

5 Cumpra o prazo de entrega determinado

As pessoas criam uma grande expectativa para as datas. Sejam as roupas que usarão durante o ano novo, ou o presente perfeito que foi encomendado. Por isso é essencial que você procure cumprir os prazos de entrega determinados, desse modo você poderá evitar transtornos ligados à isto.

Uma sugestão é colocar a data de entrega com um prazo maior do que necessário, desse modo, se o produto chegar antes, o cliente ficará feliz.

6 Foque no atendimento

Mas de nada adianta ajustar todas as dicas anteriores se o atendimento da sua empresa deixa a desejar. Muitas vezes você possui um produto ou serviço incrível, melhor que o concorrente, com um preço justo pelo que oferece, mas os seus atendentes não sabem diferenciar quais são esses pontos fortes, ou pior, não sabem sequer como contornar os pontos negativos, perdendo assim um cliente em potencial.

Nesse quesito você pode utilizar o módulo isoAtendimento, que vai melhorar a qualidade do atendimento ao cliente. Com esse módulo do isoCRM você terá auxílio na gestão de relacionamento com o cliente através do atendimento. Nele, são registradas e geradas todas as informações e ocorrências dos chamados realizados pelos clientes. Por meio dessa base de dados, as próximas interações ficarão bem mais rápidas, fáceis e eficientes.

O módulo contempla também todos os contatos dos clientes realizados através de chat, e-mail, SAC, registrando todas as ocorrências. A partir dessas medidas é possível medir o grau de satisfação do cliente, a qualidade do atendimento, a frequência dos diferentes tipos de chamados e a rapidez no retorno para o cliente. Gostou da idéia de ter controle sobre todas essas informações? Não perca tempo, contrate hoje mesmo o isoCRM para sua empresa!