6 dicas para aumentar as vendas de fim de ano

As vendas da Black Friday passou e você não conseguiu vender tudo o que gostaria? Não se preocupe, saiba que as festas de final de ano e o décimo terceiro salário oferecem ótimas oportunidades para aquecer as vendas. Separamos problemas comuns no fim do ano que empresas acabam enfrentando e seis dicas para te ajudar a solucioná-los:

1 Evite problemas com estoque

Antes de se preparar para vender, cheque tudo o que ficou para trás da Black Friday. Muitas vezes não verificar os estoques gera prejuízos sérios. Você pode, por exemplo, se comprometer com uma venda e não ter os produtos disponíveis, ou acabar comprando duas vezes algo que já estava lá.

Dica: Um sistema de CRM pode ser muito efetivo neste sentido, pois, por meio ferramentas de gestão, você poderá interligar todos os sistemas – de estoque, atendimento e pedidos/cotações.

O isoCRM possui uma ferramenta ideal para manter o controle de estoque, o isoCatálogo, nele os pedidos podem ser feitos diretamente pelo cliente, o sistema automaticamente realiza a cotação e verifica a disponibilidade do produto. Ao mesmo tempo um atendente é sinalizado sobre o pedido e recebe a tarefa de continuar o atendimento com o cliente e solicitar o produto. Oferecendo muito mais controle para a sua empresa.

Confira também o Mapa de Pendências do isoCRM para controle de estoque!

2 Tenha consciência dos seus pontos fortes e fracos

Deixe claro seus diferenciais, saiba o que você tem de especial para vender e foque nisso. Vá listando seus pontos positivos al´ém dos produtos, como bom atendimento, vendas personalizadas pra diferentes clientes ou clientes especiais, e outras características internas que podem indicar uma boa experiência de compra para o cliente.

Também é importante que você esteja atento aos pontos fracos, muitas organizações ignoram esses pontos, que podem gerar diversos transtornos. Tendo isso em mente, é possível se prevenir com outros problemas e pensar em soluções ou em pontos fortes que podem se sobressair dos pontos fracos.

3 Não ignore a concorrência

Algumas empresas se esquecem desse ponto. Não estamos dizendo que você deve ficar obcecado com os resultados do seu concorrente. Mas conhecer os pontos fracos dos outros negócios no mesmo segmento pode te ajudar a criar oportunidades e fortalecer os seus diferenciais perante ao mercado. Também analise os pontos fortes dos concorrentes, pode ser que ele esteja aproveitando outras oportunidades que seu negócio ainda não tenha visto. Por isso, é importante que você analise a concorrência. Faça uma pesquisa, investigue a fundo seus pontos fortes e fracos.

4 Esteja atento aos preços

Um ponto importante de analisar a concorrência, que vale um maior aprofundamento, é entender a lógica dos preços. Nessa época do ano é comum que eles sejam aumentados, e nem sempre só oferecer preços mais baixos é a melhor saída. Por isso, procure responder a perguntas como: Quais são as promoções que meu concorrente está fazendo? Por que ele está anunciando tal produto ou serviço mais caro ou mais barato que os demais? Descubra essas respostas antes mesmo de definir os seus preços, para definir uma estratégia de vendas no seu negócio.

5 Cumpra o prazo de entrega determinado

As pessoas criam uma grande expectativa para as datas. Sejam as roupas que usarão durante o ano novo, ou o presente perfeito que foi encomendado. E justamente por seu final do ano, os consumidores ficam mais atento aos prazos, ansiosos para a chegada do produto. Por isso é essencial que você procure cumprir os prazos de entrega determinados, desse modo você poderá evitar transtornos ligados à isto.

Uma sugestão é colocar a data de entrega com um prazo maior do que o esperado, desse modo, se o produto chegar antes, o cliente ficará feliz. Mas se a empresa busca trazer um ponto forte de realizar entregas rápidas e em dia, é importante manter o controle e a sintonia entre os diferentes setores que envolvem o fornecedor com o distribuidor. Sistemas de CRM como o isoCRM é de grande importância para manter a integração entre esses setores e os prazos em dia!

6 Foque no atendimento

Mas de nada adianta ajustar todas as dicas anteriores se o atendimento da sua empresa deixa a desejar. Muitas vezes você possui um produto ou serviço incrível, melhor que o concorrente, com um preço justo pelo que oferece, mas os seus atendentes não sabem diferenciar quais são esses pontos fortes, ou pior, não sabem sequer como contornar os possíveis pontos negativos, perdendo assim um cliente em potencial.

Nesse quesito você pode utilizar o módulo isoAtendimento, que vai melhorar a qualidade do atendimento ao cliente. Com esse módulo do isoCRM você terá auxílio na gestão de relacionamento com o cliente através do atendimento. Nele, são registradas e geradas todas as informações e ocorrências dos chamados realizados pelos clientes. Na ferramenta conta com a integração de diferentes plataformas de comunicação em um só lugar. E por meio da base de dados obtida durante os atendimentos, elas podem ser consultadas simultaneamente, tornando suas interações bem mais rápidas, fáceis e eficientes.

O módulo contempla também todos os contatos dos clientes realizados através de chat, e-mail, SAC, e das demais plataformas de comunicação da sua empresa, registrando todas as ocorrências. A partir dessas medidas é possível medir o grau de satisfação do cliente, a qualidade do atendimento, a frequência dos diferentes tipos de chamados e a rapidez no retorno para o cliente. Gostou da ideia de ter controle sobre todas essas informações?

Não perca tempo, contate hoje mesmo o isoCRM para sua empresa pelo email comercial@isocrm.com.br