Automatize seu negócio com os softwares de CRM e ERP online

O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, como boa gestão, equipe competente, produtos ou serviços de qualidade, conquista de espaço no mercado e fidelização de clientes.

Você não sabe o que significam as siglas CRM e ERP? Não tem problema! Vamos explicar sobre elas para que você perceba a diferença que esses softwares podem fazer em sua empresa.

CRM e ERP

Ao longo dos anos a tecnologia vem desempenhando papel importante tanto em relação à gestão empresarial quanto ao bom atendimento aos clientes. De acordo com a pesquisa IFS Digital Change Survey, feita pela empresa IFS com 750 gestores em 16 países, 43% dos entrevistados apontaram a eficiência dos processos internos como o impulsionador mais significativo da transformação digital.

Isso indica que automatizar seu negócio com softwares já é uma necessidade básica para acompanhar o mercado e garantir a eficiência máxima no atendimento. Planilhas e outros métodos ultrapassados, por exemplo, apenas confundem e atrasam a equipe e os processos, diminuindo a produtividade de maneira geral.

Quer saber como automatizar seu negócio com os softwares de CRM e ERP online? Neste artigo abordamos os dois sistemas e o que eles podem fazer por sua empresa. Continue acompanhando!

Software de CRM

A sigla CRM (Customer Relationship Manager, em inglês) significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. O conceito também envolve gerir o relacionamento com fornecedores e parceiros.

Entende-se que prezar a qualidade no atendimento aos clientes é um dos principais fatores para um negócio bem-sucedido. O software de CRM auxilia no planejamento de pré-venda, venda e pós venda e fornece dados que permitem a construção de uma estratégia eficiente de negócios. Por meio dele, podemos saber:

  • quantos problemas foram resolvidos na ligação com o cliente;
  • quanto tempo levou para a resolução dos problemas;
  • quantos informações sobre determinado cliente foram acrescentadas;
  • quais produtos ou serviços foram oferecidos ao cliente.

Como criar estratégias a partir desses dados? Para que essas informações são úteis? Por meio delas, o gestor poderá, entre outros:

  • conhecer melhor os clientes e obter feedbacks valiosos;
  • desenvolver  e investir no marketing de relacionamento;
  • atender com mais rapidez e qualidade.

A ferramenta CRM também auxilia o gerenciamento de campanhas de marketing, controle e aumento das vendas e a padronização de informações, já que esse sistema mantém registrados todos os dados referentes às interações com clientes, fornecedores e parceiros.  

Quanto mais você conhecer o seu público, maiores as chances de aproximação e relacionamentos duradouros, não é?

Sistema ERP

A sigla ERP equivale a Enterprise Resource Planning, em inglês, e significa Planejamento dos Recursos Empresariais. Esse software integra todos os setores de uma ou mais empresas e torna a gestão empresarial muito mais simples e eficiente. O sistema ERP possui funcionalidades como:

  • controle de estoque;
  • controle de vendas e orçamentos;
  • controle de compras e cotações;
  • controle financeiro;
  • emissão de notas fiscais e boletos.

Por meio da automatização e do registro preciso de dados, o gestor pode tomar decisões baseadas em informações concretas advindas dos indicadores de desempenho e criar estratégias a curto, médio e longo prazo.  Além disso, o trabalho da equipe e os processos internos são otimizados, resultando em mais produtividade.

O que os dois softwares podem fazer por sua empresa

Ao otimizar os processos internos — e consequentemente aumentar a produtividade geral — e investir na melhoria dos relacionamentos com os clientes, a empresa estará preparada para aumentar sua performance e tornar-se uma autoridade em seu nicho.

Essa aliança entre gestão de processos e gestão de relacionamento com clientes tem o potencial de promover a marca da empresa, torná-la conhecida pelo ótimo desempenho e alavancar os lucros.

Outra vantagem desses sistemas é o acesso de todos às mesmas informações, sem mais problemas com dados duplicados ou desaparecidos. Além do gestor, a equipe também perceberá melhorias satisfatórias na rotina de trabalho, já que as tarefas e a comunicação com os colaboradores ficarão mais fáceis.

O investimento em tecnologia no âmbito empresarial vem se tornando uma necessidade e não pode mais ser visto como apenas uma opção. A melhoria nos resultados gerais após adotar essas soluções é um fator que deveria ser considerado por gestores que desejam expandir seus negócios.

E então, gostou do artigo? Já sabe como automatizar seu negócio com os softwares de CRM e ERP? Caso tenha se interessado em melhorar sua gestão empresarial, deixe uma mensagem aqui no comentários!