Após erros, cliente cria cadastro de cabeleireiros afros

Lilian Januário ouviu, por muito tempo, histórias de amigas que sofriam na mão de cabeleireiros, com cortes errados de cabelo.

Embora bobo, há um tabu que impede que algumas mulheres assumam seus cabelos crespos ou enrolados. Ao enfrentar um profissional despreparado para lidar com esse tipo, acontece o óbvio: frustração por um corte mal feito.

Foi analisando esse cenário problemático que Lilian teve uma ideia. Usando o Google Forms, ela criou uma planilha de cadastro de profissionais afros, para receber indicações e encontrar bons profissionais de corte.

“A ideia é mapear profissionais de diversas regiões e divulgar em um site para que mais meninas consigam assumir sua juba e ter confiança em um profissional ao fazer isso.” diz Lilian.

Você, caro leitor, deve estar pensando: o que isso tem a ver com vendas, marketing, CRM? Calma que eu já digo.

Cada vez mais, a necessidade dos clientes é específica, segmentada. Profissionais ligados nos nichos de mercado estarão um passo à frente dos demais. Se você analisar e perceber que essa solução veio de uma cliente e não de cabeleireiros, entenderá duas coisas: Primeiro, é necessário escutar e entender seu consumidor; segundo, as empresas ainda não estão preparadas para identificar necessidades.

Um software de CRM te ajuda a entender os que compram de você. Uma boa ferramenta te informa dos gostos, necessidades e preferências da clientela. Não só isso: o programa permite organizar os diferentes nichos e criar planejamentos para cada um deles. A estratégia de Lilian para conseguir bons profissionais e ajudar outras mulheres que sofriam do mesmo problema é quase um CRM ao inverso. Nesse caso, o consumidor identificou um problema nas companhias e decidiu intervir da própria maneira para satisfazer suas necessidades.

Preste atenção nos nichos de mercado e nas necessidades dos seus clientes, e venda mais e melhor!

Conheça o cadastro de cabeleireiros afros clicando aqui.