Como ter um funil de vendas eficiente em 4 passos

O funil de vendas é uma técnica de marketing digital que tem um objetivo simples e direto: converter interessados em seu produto em clientes de fato. Para esse fim, existem vários meios: newsletters, e-mails, campanhas em mídias sociais, blogs, landing pages e vídeos.

Com eles, é possível direcionar o trajeto do consumidor do primeiro contato até o fechamento da compra. Essa tarefa fica mais simples com um roteiro.

1 – Conquiste uma audiência maior

O primeiro passo, independente de como for usar o funil, é conseguir chegar ao seu público. Aqui, sua intenção é despertar e prender a atenção dos visitantes que chegaram ao seu site pelo Google. A chave é criar conteúdo relevante: posts de blog, vídeos, e-books, redes sociais.

Não esqueça de que esse material deve estar otimizado para as ferramentas de busca, para não se perder no limbo. Por fim, promova seu conteúdo pela rede; use e-mails, campanhas em mídias sociais, promoções e anúncios. Ninguém vai ver um bom trabalho se ele não for divulgado!

2 – Transforme sua audiência em leads

Depois de elevar sua audiência, é hora de convertê-la em leads – potenciais clientes que ainda não têm intenção de compra. De novo, a melhor forma é criando conteúdo relevante. Convide o visitante a se inscrever em uma newsletter, a visitar seu blog e sua página nas redes sociais. Em suma, crie calls to action para continuar alimentando o internauta com materiais sobre seus produtos.

Uma forma de otimizar essa etapa é com o uso de ferramentas de CRM. Com elas, você consegue registrar todos os contatos com o público e, a partir disso, montar estratégias e campanhas com base nas preferências de cada grupo. Algumas até fazem o cadastro automático de leads, poupando muito tempo e dinheiro.

3 –  Converta leads em clientes

O visitante já conhece sua loja e já está familiarizado com seu conteúdo. Agora é hora de ele abrir a carteira e se tornar um cliente! Nessa fase, deixe bem claro as calls to action nos e-mails, nas newsletters e nas redes sociais para guiar o lead ao produto. Se quiser, aproveite para jogar um desconto aqui e ali.

4 – Fidelize seus clientes

Tão importante quanto converter os leads é mantê-los. Continue nutrindo o cliente com materiais destacando aspectos diferentes de sua empresa, com promoções e campanhas nas mídias sociais e atendendo qualquer problema que ele possa ter com o produto. É essencial ter um bom relacionamento com seu público para fidelizá-lo!

Com seu funil funcionando a pleno vapor, é possível detectar gargalos que precisam ser corrigidos para melhorar o processo. Alguns softwares de CRM – como o da ISO – já fazem essa função, justamente para automatizar e facilitar os processos de criação.