Corra que o cliente vem aí!

running-people-newCorra que o cliente vem aí! Na grande parte das vendas, esse é o clima quando um novo prospect importante aparece. Uma correria só, com pouca organização, tentando surpreender e agradar a partir do suor da camisa.

Não que isso não seja importante. Não que você, como diretor, gerente ou vendedor, não precise surpreender o cliente o tempo todo. Isso tudo é necessário e admirável. Mas o ponto central do artigo de hoje é mostrar que, com organização, as coisas podem ser mais fáceis.

Por que correr se você pode ter tudo pronto antes mesmo do cliente aparecer? Suas apresentações, seu material de apoio à venda, tudo pode estar preparado. Elimine o operacional de última hora para focar mais na estratégia de venda, no discurso e nas frases de fechamento.

Acontece que a causa principal para toda essa correria não é necessariamente falta de vontade de adiantar as coisas. O problema está no fato dos pequenos detalhes serem esquecidos e atividades deixadas de lado.

Então como ter organização e sair na frente?

O primeiro passo é procedimentar sua venda. Crie um padrão, com um mapa de atividades. Por exemplo, para cada venda, é necessário um Power Point de apresentação, imprimir os catálogos da empresa, buscar informações a respeito da empresa e de seus concorrentes e até mesmo da pessoa que vai negociar contigo. Essa organização prévia do processo ajuda no check-list das atividades, diminuindo a margem de erro e a correria.

Mas de nada adianta saber o que fazer e não fazer, não é mesmo? Aí que entram os softwares de gestão, como o isoCRM, que ajudam a controlar as atividades da equipe, possibilitando a verificação e delegação dessas atividades. Além disso, esse programa consegue detectar possíveis gargalos no processo de desenvolvimento, permitindo que você os corrija e aumente a produtividade.

Evite a correria de fim de ano. Se o seu telefone costuma tocar muito nessa época, adiante o máximo que puder as demais atividades para focar em trazer mais dinheiro à empresa. Com organização e controle, o Papai Noel costuma ser bem mais generoso com as empresas.