Sua empresa trabalha com e-mail marketing?!

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd), o e-mail marketing é responsável por 10% dos negócios fechados para 50% das empresas que utilizam essa ferramenta para contato com o cliente. Em sua maioria, as companhias usam o canal para promoções (36%), seguido de vendas (33%) e ações de relacionamento (31%).

 

Se você respondeu sim à pergunta do título, podemos analisar em conjunto que provavelmente você use mais e-mail para fazer promoções e tentar vender do que se relacionar com clientes.

 

Uma prova disso é que geralmente as épocas de maior volume de e-mail marketing são Natal e Dia das Mães. Nessas datas, o comércio respira vendas e propaganda. Mas nem só de vendas deve viver uma empresa. O relacionamento muitas vezes é mais importante do que vender e constrói as poucos boas compras e um cliente fiel.

 

A ideia de manter um bom relacionamento com clientes ainda não é bem compreendida por grande parte de profissionais e empresas.

 

Como utilizar o e-mail marketing?

 

E-mail marketing não deve ser usado apenas como ferramenta de prospecção ou vendas. Manter os clientes informados sobre a atuação da empresa ou sobre os produtos e serviços que você comercializa também apresenta ótimos resultados de exposição da marca, reforçando o branding de sua empresa.

 

Por incrível que pareça, essa ainda é uma das ferramentas mais vantajosas quando se analisa o custo/benefício. O gasto com e-mail marketing é bem menor que o de uma mala direta, por exemplo. O retorno também é mais eficiente. Para 45% das empresas entrevistadas na pesquisa, o ROI (retorno sobre investimento) é considerado vantajoso. É um número significativo quando se fala em ação de marketing.

 

Um dos grandes segredos no e-mail marketing é a segmentação da lista de contatos. Essa é uma das atitudes mais certeiras para atingir o seu público-alvo. Antes de qualquer coisa, o primeiro e mais importante passo é definir o objetivo da ação. Quanto mais segmentada for a campanha, maior é a probabilidade de sucesso e retorno da ação.

 

Reveja a utilização do e-mail marketing na sua empresa e converse mais com os clientes!

 

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