Não perca força com a crise!

Crise, uma palavra temida tanto por empreendedores como por vendedores. Em épocas turbulentas, a tendência é que as pessoas consumam menos, diminuindo a movimentação da economia e fazendo muitos lojistas ficarem em estado de alerta. Nesse contexto, destacam-se os profissionais qualificados e preparados, que conseguem manter e até aumentar o volume de vendas. E se você não é um destes profissionais, mas deseja ser, continue a leitura deste texto e veja 5 conselhos para sair na frente durante a crise.
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Mantenha-se atualizado

Bons vendedores sempre ficam por dentro das novidades do segmento, do mercado e das técnicas de venda. Estar atualizado significa ter mais credibilidade perante o cliente, que verá você como referência, alguém que entende o problema e poderá ajudá-lo.

Ajude o cliente

Hoje em dia, não basta ser só um vendedor. É preciso mostrar para o consumidor que ele é importante; seja um parceiro que está ali para ajudar. Na crise, muitos profissionais ficam desesperados e tentam empurrar a todo custo produtos ao cliente – estratégia que desagrada qualquer comprador. Portanto, ouça o consumidor, faça sugestões, ajude-o. Faça ele esquecer que você é um vendedor!

Prepare-se para a prospecção

Para impulsionar as vendas, nada melhor que prospectar novos clientes. Conheça bem seu produto/serviço e o perfil dos consumidores ou personas para quem você deseja vender. Tenha em mente quais problemas pretende resolver e quais objeções podem surgir, para criar argumentos fortes e embasados a fim de fazer as vendas. O preparo te dá confiança e segurança, atributos que o cliente gosta de ver.

Utilize um CRM no processo de vendas

Para aumentar as vendas, é necessário guardar os dados da prospecção e dos clientes novos e antigos. Ferramentas de CRM agilizam o trabalho do vendedor, pois não só armazenam essas informações mas também têm funcionalidades que otimizam os processos de venda, permitindo prospectar mais e melhor. Por exemplo, o isoCRM tem o módulo isoAnalítico, que gera relatórios e gráficos personalizados a partir das informações dos consumidores.

Automatize tarefas

Algumas tarefas operacionais consomem tempo sem agregar valor algum. Por isso, use o CRM para automatizá-las e não perder tempo com trabalhos improdutivos. Observe quais são e delegue-as para o software, ganhando mais tempo para atuar diretamente com o cliente.