Nova atualização no modelo de cobrança do WhatsApp Business

O WhatsApp Business realizará uma atualização no modelo de preços. Será trocado os modelos de preços baseado em notificação para um modelo de preço baseado em conversa. Ou seja, serão as empresas serão cobradas por conversas (sendo todas as mensagens entregues no período de 24 horas) e não por notificações enviadas.

Tal mudança será aplicada a partir de 1º de fevereiro de 2022, portanto para que você fique sintonizado explicamos neste artigo como funcionará esse novo modelo e o que você precisa saber.

O que você precisa saber?

O WhatsApp separa as conversas em duas categorias, cada uma com preços diferentes:

  • Iniciadas pelo usuário (consulta de atendimento ao cliente e suporte geral);
  • Iniciadas pela empresa (como notificação pós compra).

As conversas serão medidas através de sessões de 24 horas, que iniciam quando a empresa entrega a primeira mensagem. A primeira mensagem pode ser enviada pela empresa, ou ser uma resposta em até 24 horas a um usuário.

Resumindo:

  • As conversas serão cobradas uma vez a cada 24 horas. A sessão de 24 horas começa quando a empresa envia a primeira mensagem.
  • Durante a conversa, ou a sessão de 24 horas não será feita nenhuma cobrança adicional.

Conversas Gratuitas

De acordo com o WhatsApp, as primeiras 1.000 conversas, iniciadas pela empresa ou pelo usuário, serão gratuitas. A ideia é disponibilizar para a empresa a criar melhor experiências aos clientes mesmo antes de pagar!

Conversas de ponto de entrada gratuitas

As conversas não serão quando um usuário enviar a mensagem através de um anúncio de clique do WhatsApp ou de uma CTA de Página do Facebook. A criação dos anúncios continuará tendo o preço padrão, mas as conversas iniciadas pelo usuário nesse meio serão grátis.

No entanto se for realizada uma conversa posterior daquela vinda do anúncio será cobrada.

O que você precisa fazer?

Nenhuma ação precisa ser feita. Essa atualização será aplicada automaticamente no dia 1º de fevereiro. Mas fique atento e prepare para este novo modelo de cobrança.

Empresas que realizam conversas rápidas dentro de um período de 24 horas terão mais vantagens do que empresas que realizam conversas que passam do período da sessão de 24 horas. Portanto, manter a agilidade nas respostas e resolver atendimentos de forma rápida será a chave para economizar nos gastos.

Melhore a performance e a agilidade de seus atendimentos

A partir desse novo modelo do WhatsApp vimos que será mais vantajoso realizar atendimentos mais rápidos, uma forma de garantir isso é utilizando de sistemas auxiliares como o isoCRM.

O sistema do isoCRM integra vários canais de atendimento em uma só plataforma e nela é possível consultar dados registrados da empresa e dos atendimentos.

Além disso, você pode contar com o auxílio do isoBot, o robô digital de atendimento, com ele você consegue agilizar conversas e direcioná-las para o atendimento correto.

Entre em contato conosco e descubra mais como podemos ajudar a sua empresa: comercial@isocrm.com.br.