Planeje o pós-venda para não ter sustos

pós venda

Você já deve estar familiarizado com o conceito de pós-venda e sabe da importância de executá-la. Atender bem o cliente e fazê-lo se sentir único é o primeiro passo para que ele volte a comprar contigo e se torne fiel à empresa. Porém, nem todas as companhias e colaboradores estão sempre preparados para essa etapa.

Para constatar isso, basta olhar para os números. Segundo uma pesquisa da American Marketing Association 94% das vendas fracassadas se devem à falta de uma estratégia de pós-venda. Esse dado reforça o peso do planejamento. Por isso que sua empresa deve planejar essa etapa de antemão, para não ser pega de calças curtas.

Manter ativo um cliente que já conheça a companhia demanda menos tempo e recursos, do que conquistar um novo cliente. Mas isso não significa que as coisas sejam fáceis; alguns empreendedores têm dificuldades tanto para atrair quanto para manter consumidores. Por isso, separamos 3 dicas para ajudar na montagem do plano de pós-venda.

Conheça seus clientes

A primeira coisa a ser feita é bastante óbvia, conhecer seu cliente. Baseie-se em formulários e landing pages por ele preenchidos. Dessa forma, você consegue dividi-los em grupos de afinidade e criar campanhas segmentadas.

O uso de uma ferramenta de CRM é recomendado, para organizar e monitorar de forma mais eficiente os dados e os processos. Resumindo em uma frase: entenda bem para atender bem.

Produza boas e eficientes campanhas de marketing

Em segundo lugar, recorra ao marketing de conteúdo. Produza material com informações relevantes ao público, que cativem e o incentivem a compartilhar. A produção de conteúdo é uma ação simples que também pode gerar novos clientes – ainda mais na era do viral, onde uma campanha bem bolada pode se espalhar pela rede em uma velocidade assustadora.

Integre os setores da sua empresa

Não tem como atender bem o cliente se todas as informações a respeito dele não estiverem corretas. Em companhias que não unificam os dados, podem surgir discrepâncias entre algum deles. Por exemplo: um produto foi vendido a um cliente já familiarizado com a loja, mas o vendedor não registrou no sistema; sem saber disso, um e-mail oferecendo o mesmo item ao consumidor é disparado. Para o comprador, isso dá a impressão de ser só mais um entre vários – pior ainda se ele for tratado assim sendo um frequentador assíduo.

Por isso que a integração é importante. Unificando os setores, o risco de acontecer uma confusão dessas, cai drasticamente e a chance de fidelizar o cliente é maior.

Para executar essa tarefa você vai precisar de uma boa ferramenta de CRM. O software isoCRM, por exemplo, fornece módulos que integram os setores em um único banco de dados, que qualquer colaborador pode acessar e fazer modificações que serão vistas por todos os usuários.

A empresa que se prepara para resolver possíveis problemas sai na frente da concorrência, pois são poucas as que pensam nisso de antemão – estimativas do blog Satisfação de Clientes apontam que 85% nunca fizeram pós-venda. Então mãos à obra!