3 táticas de vendas que não podem faltar para o seu negócio

No mercado a fora, se houve falar de inúmeras formas e técnicas que podem melhorar suas vendas e alavancar a sua empresa.

No entanto, acaba que ficamos submersos nesse mar de informações e esquecemos, ou não dedicamos o suficiente, nas ações mais básicas e essências para todo o negócio.

Neste artigo, iremos abordar as táticas essenciais que você precisa ter e como elas, se realizadas corretamente, podem melhorar seu rendimento, ganhar destaque para a empresa e, consequentemente, aumentar suas vendas!

1 – Escolha o perfil do seu cliente

Esta é uma das primeiras etapas estratégicas de identificação da empresa, que ajudam a nortear o rumo de cada negócio. Isto, porque, ajuda a segmentar o seu público-alvo e trabalhar seu atendimento com pessoas com características semelhantes.

Essa tática pode até parecer óbvia, mas muitos a deixam de lado pelo seguinte motivo: Que sua empresa não se limita a nenhum segmento e seu produto/solução pode atender a qualquer empresa.

E esta forma de pensar acarreta vários problemas, principalmente a longo prazo.

Segmentar o seu cliente não é limitar suas vendas, mas sim saber atingir os clientes certos. Quando o público-alvo é muito amplo, seu posicionamento no mercado acaba sendo genérico, tendo menos força no mercado.

Além disso, em todo negócio, aparecem clientes “bons” (que trazem benefícios e fortalecem a empresa) e clientes “ruins” (que trazem dificuldades e prejuízos). Mas quando não é segmentado o perfil do seu cliente, fica muito difícil prever os tipos de clientes, se tornando instável esse controle, podendo surgir mais clientes “ruins” do que “bons”.

Já, quando o perfil do seu cliente foi segmentado, torna-se mais fácil descobrir os clientes certos (o cliente ideal).

Dessa forma a empresa tem maior controle, consegue realizar facilmente um bom atendimento, a imagem da empresa ganha maior valor para os clientes e maior destaque no mercado.

2 – Investir no relacionamento com o cliente

Fidelizar o cliente é um dos principais objetivos para qualquer empresa.

Quando se constrói um bom relacionamento com o cliente, como qualquer relacionamento, as chances de o cliente voltar e comprar da empresa são bem grandes. Além disso, cria uma imagem positiva da marca, as pessoas passam a recomendarem sua empresa, e ganha um grande destaque entre seus concorrentes.

Enfim, são muitos os benefícios vindos de um bom relacionamento. Mas o que precisar fazer e ter cuidado para um bom relacionamento com o cliente?

Primeiro, precisa-se saber os principais fatores que prejudicam a experiência do cliente, sendo eles:

  • Má recepção
  • Demora no atendimento ou na solução de problemas
  • Insistir no que o cliente não quer
  • Não conhecer o perfil do seu cliente

Segundo, saber o que pode fazer para evitar os problemas e manter o bom relacionamento:

  • Seja empático. Pensar primeiro nas necessidades do cliente e depois na venda.
  • Realizar atendimentos rápidos e práticos. Importante ter ferramentas para esse auxílio, como o isoAtendimento.
  • Trazer soluções e ofertas personalizadas por cliente
  • Registrar informações e dados importantes sobre o cliente. Em longo termo, melhorará ainda mais seu conhecimento sobre ele.
  • Realizar follow up das suas vendas.

Além disso tudo, também é importante e valido, principalmente quando são muitos clientes e precisa-se de mais precisão, utilizar de sistemas de CRM (customer relationship management).

O isoCRM fornece ferramentas de coleta e registro de dados de forma automatizada, auxilia nos atendimentos ao cliente e na realização de vendas. Veja mais aqui!

3 – Personalizar suas propostas de vendas para cada cliente

Conhecendo o perfil do seu cliente e construindo um bom relacionamento, será muito mais prático essa tática.

Cada consumidor possui diferentes necessidades e desejam receber orçamentos e propostas exclusivas. Realizar cotações genéricas para todos eles pode causar a perda de várias oportunidades de vendas.

Personalizando uma proposta de modo eficiente vai melhorar o preço final para o consumidor, oferecendo vantagens no valor na compra. Isso contribui para fechar um pedido com sua empresa bem mais rápido e para um melhor relacionamento com o cliente. No entanto, a personalização é mais eficiente se realizado de forma rápida. Portanto é importante levar em consideração o uso de ferramentas auxiliares.

Para personalizar a sua oferta, é necessário conhecer os fatores de influência como: região de compra, perfil do cliente, grupo de produtos e ter em mãos os cálculos de todos os impostos envolvidos na compra. Cada uma dessas informações varia conforme o cliente e servem para preparar uma oferta personalizada e exclusiva.

Agora basta obter tudo em um formulário digital com cálculo automático de cada fator de influência para agilizar o processo. Com o isoCRM, você pode realizar tudo isso de modo rápido e automatizado, para saber mais entre em contato conosco!