Dicas para um atendimento excelente e aperfeiçoar o relacionamento com o cliente.

Um bom atendimento ao cliente, cria confiança e fidelidade. É o caminho para a empresa se alavancar, criar destaque entre os concorrentes, ser bem-vista pelos consumidores e aumentar suas vendas.

No entanto é necessário que este seja bem aplicado, de modo a proporcionar uma boa e única experiência de compra ao usuário. Desta forma, será abordado neste artigo soluções e táticas para um bom atendimento ao cliente.

Objetivo do atendimento ao cliente

Um dos principais objetivos do atendimento é resolver problema e esclarecer dúvidas ao cliente quanto ao produto e serviços da empresa. Mas além disso o verdadeiro trabalho do atendente, é aprimorar a experiência de compra do consumidor, deixá-los satisfeitos e construir confiança na marca.

Atualmente existem, diversas empresas concorrentes, com produtos e/ou serviços iguais ou semelhantes. Sendo assim, para o consumidor, opções é o que não falta, e para a empresa a forma de diferenciar-se e ter vantagem entre os concorrentes, pode estar dentro de um bom atendimento ao cliente.

Dessa forma o atendimento chega a ser muito importante, tanto no pós-vendas, para estreitar o relacionamento com o cliente e fidelizá-lo a marca, quanto na pré-venda, impacto diretamente na experiência do consumidor.

Benefícios de um bom atendimento:

Uma experiência de compra desagradável para o cliente, pode causar mais que a desistência da compra, como a perda de negócios futuros e a construção de uma imagem ruim no mercado.

Já um bom atendimento, além de melhorar a experiencia de compra e evitar os problemas acima, ele pode:

  • Ajudar a conhecer melhor seu cliente e público-alvo. Obtendo informações e dados sobre suas influências, desejos e motivos de levar a compra.
  • Saber o quanto o cliente está satisfeito do produto e atendimento. Isso permite conhecer o seu próprio desempenho, podendo melhorá-lo ainda mais ao identificar seus pontos positivos e negativos.
  • Melhora a imagem da empresa entre seus clientes e público-alvo. Afinal, seus clientes podem compartilhar suas boas experiências com outras pessoas, gerando uma imagem positiva do seu negócio.

Então como realizar um bom atendimento?

Não basta compreender a importância do bom atendimento, mas sim conhecer técnicas e saber aplicá-las no seu negócio.

Seguem algumas táticas que trazemos para você:

Facilite a jornada do Cliente:

Muitas vezes o cliente apresenta dúvidas durante a compra, não tendo certeza do que precisa ou busca mais alternativas. Estes momentos devem ser aproveitados pelo atendente, de modo que saiba informar adequadamente o cliente, esclarecendo suas dúvidas, dando-lhe indicações de produto ou serviços e mais opções de escolhas.

Sabendo escutar atentamente o comprador, e estar preparado para responder e resolver suas questões de modo imediato, transmite confiança do atendente e segurança para o consumidor. E quanto mais confiança e segurança trouxer ao cliente, mais satisfeito ele estará com sua experiência de compra.

Agora para o atendente alcançar este nível, de modo eficaz, é preciso conhecer bem a sua empresa, seus produtos e/ou serviços, suas descrições e funcionalidades, assim como negociações e descontos disponíveis. Em geral, é preciso conhecer tudo que o cliente pode precisar saber, e é nisto que complica, pois não conseguimos ter todas as respostas de cabeça. Deste modo acaba sendo essencial o uso de ferramentas auxiliares para o atendimento ao cliente, que disponibilizam todas as informações necessárias de fácil e rápido acesso. Em softwares de CRM é onde se encontra as melhores formas de ajudar na realização de bons atendimentos.

O isoCRM disponibiliza desta solução através do isoAtendimento, a ferramenta ideal para a realização de atendimentos rápidos e eficazes.

Capacite sua equipe de atendimento:

Ter uma equipe de atendimento ao cliente bem-preparada é a chave para o alavancar as vendas da sua empresa.

Para isso é preciso realizar treinamentos com a equipe de modo constante, pois novos problemas e desafios no atendimento sempre vão surgindo e é necessário estarem prontos e adaptarem rápido.

E nesses treinos devem abordar os seguintes tópicos:

  • Incentivar a comunicação entre as equipes; incluindo as de outros setores, como a de vendas e marketing. Manter os setores integrados ajuda na colaboração dos atendimentos e ainda mantém a todos bem-informados da situação. Assim, quando um problema surgir, todos tendem a estar preparados a isso.
  • Classificar o perfil de cada cliente; é muito importante conhecer o seu público, para saber priorizar e concentrar maiores esforços em clientes com maior potencial de compra.
  • Avaliar o desempenho do atendimento; fazer questionários e medir o que cada representante aprendeu antes e depois do treinamento ajudará em saber quais tópicos devem ser aprofundados e abordados em futuros treinamento.
  • Análise e acompanhamento do relacionamento com o cliente; é essencial ter ferramentas que permitem analisar o seu desempenho, acompanhando resultados e organizados suas informações num banco de dados, através ferramenta de CRM analítico, por exemplo.

Veja o isoAnalítico, uma solução do isoCRM para acompanhar os resultados da sua empresa com o levantamento de dados de diversas áreas, organizados em um só ambiente!

Invista em softwares auxiliares

Controlar uma empresa e gerir todas as informações que entram e saem dela é um trabalho árduo e cansativo. E isto para todos os setores da empresa, mas inclusive para a equipe de atendimento onde a circulação de informações é mais constante.

Deste modo, quanto maior a empresa, é extremamente necessário ferramentas que auxiliam no trabalho das equipes, para conseguirem trabalhar com eficiência e estejam capazes em oferecer não só um atendimento básico, mas que seja especial para o cliente, que consiga surpreendê-lo e conquistá-lo.

Escolhendo as ferramentas certas para o seu negócio, irão contribuir para facilitar o seu trabalho, a fim de que disponibilize tempo e meios para que o atendente consiga construir um bom relacionamento com o cliente, pois nada adianta ter um atendente bem treinado, se ele não tem tempo e oportunidades para investir no comprador. Portanto, conheça as soluções do isoCRM, oferecemos ferramentas especiais e personalizadas para atender as necessidades específicas para cada empresa.