Planejamento empresarial para 2019

O ano é novo, mas as metas não são novidades. Todas as empresas, independente do setor, precisam ter três etapas em comum em 2019: conhecer seu F.O.F.A., organizar e seguir um planejamento empresarial. Essas são etapas necessárias mesmo quando os segmentos são diferentes. E, até mesmo quando os objetivos são distintos.

Por isso, se o seu foco para 2019 é o lançamento de um novo produto ou serviço, crescimento, reestruturação da logística ou fortalecimento de marca, para obter sucesso é fundamental planejar cada etapa. Neste artigo, te explicaremos sobre o FOFA com exemplos, além de apresentar 05 dicas rápidas sobre como montar um bom planejamento empresarial para o seu negócio.

planejamento empresarial 2019

Conheça os F.O.F.A. da sua empresa

A sigla pode parecer estranha no começo, mas é proveniente do clássico SWOT em inglês, ou no bom e velho português: F.O.F.A. (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Trata-se de uma estratégia americana criada para empresas que realmente querem dominar o mercado.

Para chegar ao topo é preciso entender antes de mais nada sobre o seu negócio, mas não apenas isso. Nesse sentido algumas perguntas podem te ajudar a começar a entender melhor o conceito principal do F.O.F.A.:

  • Força: Quais são os seus pontos fortes? O que faz com que o cliente escolha a sua marca e não a do concorrente? Qual a melhor característica do seu produto ou serviço?

Algumas empresas acreditam saber o seu ponto forte, mas muitas vezes não o conhecem de verdade até começarem a perder oportunidades de negócio. Para tentar entender melhor sobre o tema, vejamos o caso de uma empresa de hidromassagens .

A empresa Y realizava o serviço de montagem de hidromassagem. Ao terminar a instalação os funcionários preparavam uma surpresa para o cliente: limpavam todo o lugar e deixavam a hidro pronta para o uso com direito a pétalas de rosas, velas, sais de banho e até mesmo um espumante.

Esse procedimento era simples para os funcionários, mas promovia todo um diferencial para o cliente. Pois ao invés de chegar em casa e ter que cuidar da limpeza do local para depois relaxar, era possível começar a utilizar o produto imediatamente

Justamente por ser atípico, era possível surpreender os clientes, que acabavam dando um feedback positivo e recomendando de forma espontânea a empresa para os amigos e conhecidos, desse modo a empresa Y cresceu rapidamente.

Ao contratar um novo gerente para o negócio em imersão, o mesmo acreditou que o ponto forte da empresa era qualidade de suas hidromassagens e cancelou o serviço de limpeza e preparação da hidro, com o intuito de reduzir os custos e vender ainda mais.

O problema é que o serviço de limpeza e preparação já estava incluso no preço das hidromassagens, inserido nos serviços gerais, que apresentava um preço irrisório próximo aos custos da instalação e aquisição do produto, representando assim muito mais um ponto positivo do que custo, além da surpresa.

Retirar esse processo focando no preço demonstra como o gerente não sabia realmente qual era o seu ponto forte. Essa decisão levou a empresa a perder o seu diferencial, e consequentemente as oportunidades de negócio.

  • Oportunidades: Onde você pode melhorar? Qual o ponto fraco do seu concorrente que pode ser explorado em sua empresa? Como você lida com o fracasso?

As oportunidades estão sempre disponíveis, o desafio é conseguir captá-las e aproveitar da melhor maneira possível. Outro exemplo pode ser utilizado para que você entenda a importância de saber aproveitar as oportunidades no planejamento.

Todos os dias a pessoa X passava no caminho por uma moita de carrapichos, que acabavam grudando em sua roupa e fazendo com que ele perdesse tempo arrancando-os da roupa. Essa pessoa sempre viu a moita como um problema.

Um dia a pessoa Y passou pela mesma moita e observou que a aderência dessa planta à roupa ocorria devido aos pequenos espinhos nela contidas e teve uma idéia utilizada em todo o mundo: o velcro.

Essa história é um exemplo de como as oportunidades podem ser encaradas em nosso cotidiano, os desafios surgem diariamente, cabe sempre a empresa ter o olhar empreendedor e saber como aproveitá-las. O problema é que muitas vezes nós vemos os desafios apenas como empecilhos no caminho, e não queremos assumir o próximo item da lista.

  • Fraquezas: O que a sua empresa faz de errado? Quais são os setores com mais problemas? Por que seus clientes não voltam a comprar? Por que eles pararam de comprar?

Esse é um ponto complicado. Muitas vezes os diretores se recusam a enfrentar os problemas que surgem na empresa. Porque não querem vê-lo ou porque se recusam a procurá-los, mas obviamente sendo ignorados ou não eles existem.

Infelizmente, a maioria das empresas deixa para avaliar o problema somente quando não há mais solução, e nós entendemos que muitas vezes pequenas situações podem fugir do controle e não dá tempo de resolver todas simultaneamente. Mas por mais que tarde, não se pode de forma alguma ignorá-las.

Para entender melhor o seu cliente, mercado e fornecer um processo de logística eficaz, o uso conjunto de sistemas de CRM e ERP é a melhor métrica, pois por meio deles é possível entender quais são os gargalos da sua empresa, assim como as fraquezas que afetam seu processo de escalada até a liderança.

Mas para o planejamento empresarial de sucesso não basta apenas conhecer a sua empresa e oportunidades baseadas nas fraquezas do concorrente, é muito importante conhecer também as ameaças.

  • Ameaças: Quem pode te tirar da liderança? Quais oportunidades podem ser criadas com base nas fraquezas da sua empresa que você ignorou?

Existe um exemplo nacional clássico para isso. Durante quarenta anos a marca Bombril foi líder de mercado. Na década de 90 tornou-se nacionalmente lembrada graças ao seu garoto propaganda caricato que consagrou slogans como: “É bom, é bombril” e “Somente Bombril tem 1001 utilidades”.

Contudo, após anos de investimento em publicidade a empresa foi vendida para uma marca italiana que acreditou que pelo produto estar consolidado no mercado brasileiro, não havia mais a necessidade de fixar a marca na cabeça do consumidor.

O problema é que Bombril é apenas uma esponja de aço, e não oferece nada que qualquer outro commodity não possa oferecer, ou seja, a sua maior fraqueza é não ter nenhum diferencial.

Simultaneamente a tomada de decisão da empresa, de não mais divulgar as clássicas campanhas publicitárias, e a uma crise financeira, outro player surgiu no mercado nacional. Comprada pela UNILEVER, a esponja Assolan foi destacada no mercado e amplamente divulgada, tornando-se líder de mercado.

Mas o que é Assolan? Basicamente uma lã de aço. Contudo, a ideia de lã no nome foi amplamente aproveitada pela marca, que trabalhou no ponto fraco do seu concorrente: os pequenos cortes feitos que as lâminas de aço provocam na pele das donas de casa.

Assolan efetivamente machuca menos? Não, afinal também é composta de aço, mas a ideia já estava fixada na mente do consumidor e a empresa alcançou seu objetivo.

Nesse case, quais foram os principais erros da Bombril? Parar de divulgar um produto comum, ignorar a possibilidade da sua substituição. Não buscar inovações no sentido dos cortes as mãos das donas de casa. Entendeu porque é tão importante conhecer as fraquezas da sua empresa? E você, sabe exatamente quais são as suas?

05 dicas para montar um bom planejamento empresarial em 2019

Quando se trata de planejamento empresarial, não existe receita de bolo, ou seja cada empresa precisa criá-lo conforme as suas necessidades e metas para o ano. Mas nós separamos algumas dicas, que no geral, podem ajudá-lo a criar um com mais facilidade. Confira a seguir.

  • 1. Realize o F.O.F.A.: Como explicamos detalhadamente acima ele é fundamental para organizar o planejamento empresarial da sua empresa;
  • 2. Estabeleça metas factíveis: As metas são o melhor caminho para alcançar os objetivos, você pode começar por pequenas metas, e depois de cumpri-las ir aumentando, mas de nada adianta criar metas intangíveis. A ideia aqui é alcançá-las e não sonhar com elas;
  • 3. Use um sistema de CRM e ERP na sua empresa: Esses recursos poderão te ajudar a controlar de forma efetiva a organização da logística em sua empresa, assim como detectar as fraquezas e pontos fortes;
  • 4. Estabeleça datas e as cumpra: Muitas empresas são ótimas com o estabelecimento de datas, contudo pecam em cumpri-las. Verifique com a sua equipe se os prazos são possíveis,  sempre estabeleça o planejamento empresarial de acordo com as possibilidade possíveis e CUMPRA as datas determinadas;
  • 5. Seja realista: Conhecer o seu F.O.F.A ajuda a ter um choque de realidade, quando estamos inseridos no meio, muitas vezes não notamos as falhas, sendo muito mais fácil apontá-las em outros do que corrigir as internas. Por isso, essa quinta dica é a mais importante de todas: seja realista, encare com maturidade o que a sua empresa tem para oferecer, esteja atento para as suas ameaças, descubra quais oportunidades podem ser aproveitadas, quais falhas precisam ser corrigidas e aproveite as fraquezas do seus concorrentes para crescer!

Esperamos que o seu planejamento empresarial seja um sucesso este ano, e se precisar de ajuda com logística conte com as dicas da isoCRM, que estão sempre disponíveis aqui no blog e em nosso Linkedin.